(Review) Avaliação dos Óculos Arroyo Pack ORAO

Boas condições de visibilidade até mesmo em condições climáticas adversas.

Boas condições de visibilidade até mesmo em condições climáticas adversas.

Olá pessoal,

Estreando a sessão de review do site, falarei sobre um item de proteção muito importante para quem corre em trilhas e ou montanhas.

Um dos órgãos mais delicados do nosso corpo são os olhos, não preciso nem citar a enorme importância que estes dois carinhas tem, mais do que uma recomendação, creio que temos obrigação de mantê-los protegidos.

Um galho, um inseto, uma pedra, ou qualquer objeto estranho que colidir com os olhos podem causar graves lesões, em casos mais graves levando até a perda da visão, então é melhor não vacilar.

Para evitar ou diminuir esses riscos considero item obrigatório o uso de óculos de proteção durante a corrida (desde que rio Nhundiaquara levou os meus eu não usava o que me causava certa insegurança). A ORAO (Marca da Decathlon), trouxe um produto projetado exclusivamente para este fim.

Trata-se dos ÓCULOS DE CICLISMO E CORRIDA ARROYO PACK ORAO, que acompanha 4 lentes que atendem todas as  condições climáticas.

Comprei os óculos na loja física Decathlon Barigui, mas o mesmo pode ser adquirido por R$ 99,90 (mesma preço da loja física) através do link: http://www.decathlon.com.br/saude-e-oculos-37631/optica/oculos-para-ciclismo-e-corrida/oculos-de-ciclismo-e-corrida-arroyo-pack-orao_35755?cor=cinza

Os óculos acompanham um belo case, muito resistente e bonito, traz 4 lentes (Preta, Amarelo, Transparente e um Marrom rosado), manual e lenço de limpeza, a qualidade realmente impressiona.

Fiz a estreia dos meus óculos em um treino de 16Km no Morro do Araçatuba, num percurso repleto de subidas íngremes em pedras, campos de altitude com fortes ventos e trilhas fechadas.  A primeira impressão positiva que tive foi relativo a leveza, os óculos tem apenas 30g, depois de alguns minutos de uso, passei a não senti-lo.

O dia estava frio e com neblina, escolhi a lente amarela para o treino, o percurso se inicia com uma trilha  coberta de árvores que mesmo em dias claros é escura, a visibilidade com os óculos manteve-se boa durante toda trilha. Assim que saí da trilha, tivemos neblina e fortes ventos, mais uma vez os óculos foram de grande valia, primeiro no quesito proteção contra o vento, desde criança meus olhos são muitos sensíveis, uma leve brisa gelada e já começam a lacrimejar, apesar dos óculos não serem envolventes, as lentes formam uma boa proteção contra o vento, e a visibilidade com a lente amarela na neblina é muito boa, é como comparar a qualidade de imagem de uma tv analógica  e uma digital Full HD, o ganho de definição e contraste é considerável.

Após a subida até o cume do Araçatuba, o tempo abriu e foi hora de correr na Lapinha, se inicia uma descida em meio a campos de altitude com trilhas enlameadas onde levei 3 tombos, na velocidade da corrida e no impacto das quedas outro fator positivo dos óculos foi constatado, a  fixação dele na cabeça é muito boa, em momento nenhum ele balançou ou ameaçou cair, a ponte, plaquetas e  ponteiras dele são revestidos com uma borracha que gera uma boa aderência no nariz e nas orelhas, um teste que fiz em casa foi “bater cabeça” (como costumava fazer em shows de rock na adolescência), mesmo balançando ao extremo os óculos continuam firmes em seu devido lugar.

O próprio fabricante diz que ele possui adaptabilidade morfológica, as plaquetas são móveis, então você as adapta ao seu nariz, deixando firme e confortável.

Depois da Lapinha, entramos novamente em uma trilha, essa além de escura também tinha vegetação muito fechada, é quase indescritível a sensação de segurança que se tem, não se preocupar com galhos, folhas e insetos “atacando” seus olhos te dá um ganho de performance considerável.

Constatei apenas um aspecto negativo, o embaçamento da lente causado pela própria respiração, como estava muito frio no dia do teste, eu usava duas bandanas, uma para proteger a cabeça e outra como máscara, nesse arranjo a lente embaçava muito devido ao seu tamanho exagerado, ao meu ver podia ser um pouco menor, no caso de uma respiração muito ofegante ele também embaça um pouco (normalmente em dias frios, aonde sua respiração estará mais quente). O que poderia ser um outro aspecto negativo diz respeito ao visual dele, não cheguei a achar os óculos feios, mas um pouco exagerado nas cores e tamanho, podia ser um pouco mais discreto, mas aí já é questão de gosto pessoal.

No mais os óculos foram aprovados, atenderam e superaram as minhas expectativas, pelo seu preço R$ 99,90 possui um excelente custo benefício, recomendo a todos.

Abraços e até a próxima!

Autor: Diego Denega

Compartilhar essa postagem

5 Comments

  1. Uso esses óculos desde que comecei a correr fora do asfalto. Escolhi o modelo principalmente pela possibilidade de trocar de lentes e pelo preço (na época, paguei menos de 50,00!), mas acabo usando apenas a lente marrom/avermelhada, faça sol ou faça chuva rs…
    Proteger os olhos é importantíssimo! A gente nunca sabe quando um galho pode nos encontrar, né. Por esse mesmo motivo também costumo correr de boné, pra usar a aba dele como primeira proteção contra um eventual choque.

    Post a Reply
    • Bom saber que os óculos são bons. Comprei ontem e tentei trocar a lente mas não consegui. Depois de soltar embaixo, qual o movimento para soltar em cima?

      Post a Reply
      • Boa tarde Pedro,

        Solte primeiro a parte de cima (bem no centro empurrando pra trás), pode até forçar um pouco, e depois nas laterais.

        Post a Reply
  2. Pessoal, tudo bem?
    Estou em busca de um novo óculos para ciclismo de estrada. Concordo que eles são de vital importância para proteger de galhos, vento e qualquer outra coisa que possa danificar a nossa visão. Porém tem um item que me preocupa muito que não foi sitado e se algum de vocês puder sua opinião eu agradeço.
    O que me preocupa muito é a questão da proteção dos raios solares UVA e UVB, como faço ciclismo de estrada, costumo sofrer muito com o sol.

    Abs Ricardo

    Post a Reply
    • Boa noite Ricardo,

      Segundo o fabricante o óculos oferece 100% de proteção UV.

      “Proteção solarLentes cat. 0, 1, 2, 3 – Protegem em qualquer tempo – filtram 100% os raios UV”

      Usando óculos nunca senti nenhum desconforto quanto aos raios UV, então creio que é verdade.

      Abs e volte sempre!

      Post a Reply

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *