Relato de prova: Ultramaratona dos Perdidos 50K 2023
Após 7 anos sem me desafiar com uma ultramaratona, decidi encarar a Ultra dos Perdidos 50 km. Apesar de ser uma prova tradicional e icônica no cenário nacional do trail, nunca me chamou atenção correr as longas distâncias (já tinha feito Perdidos 13K e Araçatuba 21K). A região da prova é quase como o quintal de casa, já estive lá dezenas de vezes em treinos, e o que me atrai em provas é conhecer novos lugares. Porém, recentemente ela ganhou um atrativo especial: a sonhada travessia por cima entre o cume do Araçatuba e dos Perdidos. Somando isso a objetivos de qualificação para outras provas e ao desejo de testar minha condição psicológica e física, me convenci de realizar a prova.
Comecei muito bem a preparação, conseguindo manter uma boa constância nos treinos. No entanto, peguei a tal Influenza B, que me deixou 2 semanas completamente indisposto, justamente na fase em que deveria aumentar as distâncias e o ganho de altimetria nos treinos. Nas duas semanas anteriores à prova, fiz apenas um treino em montanha, o restante foi no asfalto, com no máximo 18 km.
Sobre a prova, estava frio, imagino que por volta de uns 5ºC, e a largada atrasou devido à verificação dos itens obrigatórios. Largamos pouco antes do amanhecer. Felizmente, a subida da estrada dos Perdidos fez o corpo aquecer rapidamente. Mantive um bom ritmo na subida, sem forçar, e consegui superar meu recorde pessoal no trecho. Na descida da estrada até a entrada da cachoeira, fui muito conservador, evitando me empolgar e correr descontroladamente, pois sabia que isso teria um custo nas dezenas de quilômetros que ainda tinha pela frente.
Achei o trecho do gasoduto tranquilo em comparação a outros que já enfrentei em provas. Após esse trecho, pegamos uma estrada em que consegui correr tranquilamente. Já na trilha do Araçatuba, no Km 20, levei um susto ao ver alguns atletas me passando em um ritmo muito forte e cheios de energia. Eu já estava cansado e com o ritmo mais lento, pensando: “Será que quebrei? Estão me ultrapassando tão facilmente.” Mas eram os atletas dos 25 km, só percebi depois.
No Km 25, após subir a 1300 metros de altitude e depois descer para 900 metros, começou o estradão. Foi quando “quebrei”, não em termos de energia ou falta de fôlego, mas de dor muscular. Minhas pernas começaram a doer bastante, transformando o trecho que deveria ser de corrida em uma caminhada tortuosa. Muitos atletas me ultrapassaram, demorei mais de 1 hora para percorrer 8 Km. No PA do Parque Araçá, início da subida mais íngreme da prova, reforcei a alimentação e a hidratação, e consegui progredir bem na subida, ultrapassando alguns atletas. No meio da subida, a dor nas pernas aumentou e tomei um Advil. Ao chegar ao cume do Araçatuba, senti alívio e consegui trotar levemente durante a descida. Apreciei muito o trecho entre Araçá e Perdidos, com charcos, vistas deslumbrantes e travessia de riachos. Em uma parte de trilha fechada, bem no meio do vale, havia um tronco. Ao pular por cima dele, estiquei demais a perna e tive uma câimbra muito forte. Parei, tomei mais uma cápsula de sal e isotônico, e continuei com movimentos reduzidos até me recuperar. Finalmente alcancei o cume dos Perdidos e enfrentei novamente a descida pelo estradão, bem mais lento do que na primeira vez. Passei pela trilha da cachoeira e segui em direção à esperada linha de chegada, onde tive uma recepção especial da @franceliscremin e @pisteudel ❤️❤️
Foi uma prova sensacional. Revi muitos amigos! Agradeço ao @marcelonadovich , que me acompanhou em vários treinos e me incentivou nos ritmos mais acelerados, o @fabiojapa1 pela carona e papos, nos treinos nem tanto , pois ele treina muito tarde kkk o que dificulta a companhia. Agradeço também ao @carlosedu.prof pelo suporte e apoio durante a prova, e à minha grande incentivadora, @franceliscremin , que me aguenta falando sobre trail quase que diariamente, libera o alvará para treinar e me apoia incondicionalmente nessa paixão! Parabéns a todos que concluíram suas provas e a @ultradosperdidos por essa prova animal!
Resultados do evento: https://racetime.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2023/ULTRA-DOS-PERDIDOS/ULTRA-DOS-PERDIDOS.clax