TrailRunning.NET | Corridas de Montanha

Trail Running, Skyrunning, Trekking, Trilhas e Natureza!
Relato de Prova: Ultra dos Perdidos 2024

Ultra dos Perdidos 2024, esse ano com quase 55 km, infelizmente devido as condições climáticas adversas, houve uma mudança no percurso divulgado, a organização alterou os 55 km para duas voltas de 25 km, percurso da distância intermediária. Vale ressaltar que devido a problemas de entendimento com os proprietários do Morro dos Perdidos a prova não passou por lá, apenas Araçatuba e suas imediações.

O clima não facilitou a vida de ninguém. Largamos com 3 minutos de atraso (6:03) com frio e chuva. Foram 10 km de estradão bem corrível até iniciarmos a subida para o Morro Cerrinho 1258 m. Na sequência, vieram o Morro da Moreia 1526 m, e o Morro da Baleia 1556 m. Tudo corria perfeitamente bem, até que começamos a descer o vale rumo ao Inferno Verde, e os problemas começaram. Corremos um longo trecho sem marcação, por sorte, carreguei o GPX no relógio, o que ajudou nas perdidas. Pouco antes de entrar no Inferno Verde, um corredor me ultrapassou, nesse momento, eu estava entre a @susanyperardt e a @ana_silveirass , acompanhando o revezamento delas na briga pela P1. Seguimos esse corredor e começamos uma escalaminhada sinistra. Depois de subir por mais de 10 minutos, outros corredores que também foram pelo caminho errado começaram a descer, todos voltamos até encontrarmos um staff marcando a trilha correta naquele. Perdemos posições preciosas; todo mundo ali era top 10, e as meninas perderam a liderança.

Seguimos rumo ao cume do Araçatuba 1673 m, onde havia um PA com água. Em seguida, começamos a descida da Lapinha. A organização mudou um pouco a tradicional descida, adicionando uma subida com cerca de 30 m D+ para depois retornar à trilha original. Na descida rumo ao estacionamento, próximo à Fazenda Araça, pegamos um desvio para cair direto na estrada e iniciar a segunda volta. Mesmo com a perdida no Inferno, deu para fechar o primeiro looping em 4 horas.

Logo depois começaram os problemas. Pensar em passar por tudo aquilo novamente trouxe desânimo, vontade de voltar, me secar, ficar aquecido e ir para casa. A briga mental foi intensa, mas, por fim, decidi que ali não seria o meu primeiro DNF. Só esqueci de combinar isso com o meu joelho esquerdo, que 2 quilômetros depois começou a doer muito nas descidas, como se tivesse sido atingido por algo.

Nesse momento, girei a chave do modo competitivo para o modo de sobrevivência, perdi várias posições. A trilha, que horas antes estava boa, foi destruída pela chuva e pela grande quantidade de atletas dos 25 e 55 km. Enfiei o pé na lama sei lá quantas vezes. Estava fazendo o debut operacional do @asicsbrasil #Trabuco12, perfeito, grip fora do comum, nenhum tombo. Pouco antes do Inferno Verde, mais uma perdida, numa bifurcação, olhei para a direita e esquerda, vi a fita para a esquerda e fui, 10 minutos depois, vi atletas indo em outra direção e percebi que fiz um looping desnecessário 😟. Chegando ao cume do Araçatuba pela segunda vez, não tinha mais água no PA. Eu estava bem carregado, mas sei que fez falta para muitos. Ponto de atenção para a organização, assim como a marcação @ultradosperdidos. Nunca desci tão feliz a Lapinha, contente de saber que aquele perrengue estava próximo de encerrar. A dor no joelho diminuiu um pouco, deu para trotar de leve. Com 9h35m cruzei o pórtico de chegada, P27, 4 km a mais do que deveria ter rodado 😁 e mais de 3000 m D+, paguei por isso e levei kkk

Nem tudo correu como planejado, satisfeito com o resultado e, principalmente, com a experiência e a força mental adquirida. Minha prova mais dura até o momento. Parabéns a todos que concluíram suas provas, o perrengue foi generalizado e enaltece a conquista de vocês!

@carbonoassessoria e @carlosedu.prof muito obrigado pelo treinamento! Seguimos evoluindo e em busca de novos desafios!

@franceliscremin obrigado pelos alvarás de soltura para os treinos, e por esse presente de aniversário inusitado, diz que me ama e me manda para uma fria dessas 🤣❤️

Site da organização: https://www.ultradosperdidos.com.br/

Resultados do evento em: https://maissport.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2024/ULTRA-DOS-PERDIDOS/ULTRA-DOS-PERDIDOS.clax

Travessia de um pequeno rio quase no final da primeira volta. com a chuva aumentou consideravelmente o volume.

 

Quilômetros finais, lama até nas coxas.

 

Inferno Verde: Local em que não havia marcação e subimos mais de 70 metros numa trilha de nível técnico altíssimo, perdemos algumas posições.

 

 

Merecida medalha finisher, essa tem mais valor que muito troféu!

Saindo de casa por volta das 4:00, animado e aquecido kkkk

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.