Já ouviu falar em Avulsão?

fingers-hand-rings-Favim.com-423392

Recentemente participei de um treinamento para ser brigadista do prédio onde trabalho, dentre os assuntos abordados o que chamou mais atenção foi a fotografia de uma mão com um dos dedos decepados, ficando apenas um pequeno pedaço do osso.

A imagem representava uma avulsão anelar (avulsão é o ato de rasgar o corpo), trata-se de um ferimento causado por um anel; eventualmente a vítima prende o anel em algo e ao tentar soltar ocasiona o ferimento.

O exemplo mais comum ocorre ao descer / descarregar um veículo (normalmente caminhões), o individuo prende o anel em algum gancho ou prego e no momento da queda  o corpo da vitima é lançado e todo seu peso é multiplicado fazendo com que ocorra a dilaceração do dedo, outro exemplo, uma pessoa que se estica em uma prateleira alta para alcançar algo e fica presa em um prego não visível.

Se apenas no uso diário do anel os riscos de avulsão são altos, imaginem na prática do trail running, na mesma hora imaginei um corredor em uma trilha prendendo o anel em um galho, ou apoiando as mãos em pedras e prendendo o anel.

Desde que comecei a correr sempre tiro a aliança, uma para não perde-la e outra que já tinha essa ideia que poderia me machucar, só não imaginava a gravidade do ferimento.

Então fica a dica, vai correr em trilha, montanha, ou mesmo na rua deixe a sua aliança, pulseira, corrente e anéis em casa, um gesto super simples que pode te salvar de ter que passar por um sofrimento desnecessário.

Abraços, cuidem dos seus dedinhos e até a próxima!

Ps: Não postei nenhuma foto, pois não é uma imagem legal de se ver, mas quem tiver curiosidade faça uma pesquisa por “avulsion finger”  no Google Imagens.

Autor: Diego Denega

Compartilhar essa postagem

3 Comments

  1. Muito bom saber que tem mais pessoas se preocupando com isso. Já quebrei o dedo durante um mergulho, quando prendi na escada do barco na volta do mergulho.
    Meu dedo ficou todo cortado e inchado. Fiquei imaginando.. e se eu tivesse com um anel?
    Nunca mais usei durante qualquer atividade!

    Post a Reply
    • Bom dia Júlia, temos que cuidar do nosso templo, pequenos cuidados podem fazer uma enorme diferença né?
      Muito legal o site de vocês, depois vou ler com calma e adicionar nos links aqui.

      Post a Reply
  2. Quase perdi o dedo anular devido à aliança, na época em que eu era casado, ter ficado enroscada em um caminhão. Praticamente desapareceu embaixo da pele. Anos depois presenciei um acidente muito parecido, mas infelizmente, não teve um final feliz. Desde então, uso anéis cortados (abertos) para facilitar o escape do dedo. Mesmo assim sugiro deixa-lo em casa, hotel ou barraca durante a prova! Abs a vc Diego e a todos os TR’s

    Post a Reply

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *